Livre Pensamento?

Livre pensamento! Soa como uma total liberdade, não é?. Pensar no que quiser geralmente faz com que um indivíduo faça o que quiser. É muito comum encontrarmos pessoas dizendo: “Faça o que faz você se sentir bem!” Esse tipo de afirmação vem do “pensamento livre”. Muitas vezes, esse tipo de atitude gera conseqüências horríveis na sociedade que se auto destrói com a falta de limites.

O pensamento livre é uma característica do ateísmo. Geralmente, os ateístas são aqueles que dizem que Deus é uma ilusão coletiva, contudo, não param para pensar que estão pensando coletivamente que Deus não existe, o que os coloca em uma posição de crer que Deus não existe, por causa de homens (autores) que começaram, em ponto na história, disseminar este tipo de pensamento.

Veja então que, a vida de qualquer um será resumida pela maneira como a pessoa pensa. Como está escrito na bíblia em Provérbios 23:7 – “Porque, como imagina em sua alma, assim ele é;…” A palavra alma significa mente, portanto, podemos entender que, assim como o homem imagina (pensa) em sua mente, assim ele é.

O fato é que a verdadeira ilusão é pensar que o pensamento de qualquer um é livre. Não existe tal coisa como um pensamento livre. Eu, você, qualquer pessoa estamos sobre a influência de outros, principalmente, sobre a influencia do pensamento grego, devido à conquista e absorção dos pensamentos gregos por Roma e a sua disseminação por todo o mundo.

Eu costumo mencionar em minhas preleções algo que às vezes gera certo desconforto no público, geralmente composto de cristãos em sua maioria, eu digo:

“Deus não controla a sua vida, nem o diabo. Pois quem controla a vida de qualquer ser humano é ele próprio, ou, a sua mente. O homem faz aquilo que ele pensa em fazer. Se, no entanto, a sua mente estiver cheia e pensando no que Deus diz (bíblia), então você estará dando uma oportunidade para Deus dirigir os seus passos, se não, você então estará dando a oportunidade para qualquer outro dirigir os seus passos.”

O fato é que você estará sempre sendo influenciado por alguém, por isso, se eu posso escolher (graças a Deus) eu escolho ser dirigido e influenciado pelo único livro compilado por 66 livros, escrito em épocas diferente na historia, por autores que nunca se conheceram e viveram em culturas, línguas e em momentos diferentes, mas todos falaram, registraram, profetizaram, foram testemunhas oculares e tiveram revelações de uma só pessoa – JESUS – o homem que separou a história do mundo, que alterou comportamento, que veio restituir a primeira forma de pensar e trazer o conhecimento revelado da fé para toda a humanidade, para que todo aquele que nEle crer seja feito uma nova criação – restaurado e remido – possuidor de uma nova mente e de uma nova natureza.

Na ignorância do “pensamento livre”, os homens que se autodenominam ateus, são influenciados por pensamentos que estão muito longe da bíblia, porém não tem nada de novo. Do ateísmo clássico filosófico, hoje em dia temos o ateísmo como uma espécie de seita, tipificada por alguns novos autores que apresentam um tipo de ateísmo militante, que faz uso da manipulação ideológica e tem um forte apelo emocional. São pessoas que querem agredir e utilizam com freqüência de termos torpes quando se referem à religião, por isso são intolerantes e imaturos culturalmente, uma vez que não conseguem encontrar um só benefício advindo da bíblia.

Hoje em dia, a maioria dos “ateus religiosos” tem como o “grande messias do ateísmo” um autor inglês, que em seu livro “Deus, um Delírio” tenta se tornar numa espécie de “bíblia atéia”, com direito a maldições, “profecias” e os famigerados “memes”, que são os dogmas.

Não buscam apenas em expandir o que “acreditam” ser a verdade, mas tentam agredir os que crêem na bíblia, buscando trechos bíblicos e os citando fora dos contextos e sem qualquer tipo de entendimento, buscando alterar o sentido e maldizer a bíblia.

Eu sempre começo a rir quando ouço alguém dizer que não crê na bíblia, pois Ela foi escrita por homens. Hahaha… mas é claro que foi escrita por homens, ou você queria que ela fosse escrita pelo cachorro, ou o cavalo… ?

O fato é que Deus usa homens e procura ter um relacionamento conosco para nos mostrar e nos impactar com a sua vontade que é boa, agradável e perfeita! Assim como o diabo também usa homens, pois nesta Terra, só quem tem autoridade para fazer qualquer coisa aqui são pessoas que possuem um corpo terreno. Uma vez fora do corpo de terra – tchau tchau Terra!

O fato é que todo o conhecimento que é ensinado em nossas escolas, faculdades e universidades são conseguido e ensinado através de nossos cinco sentidos. É o que chamamos de “conhecimento dos sentidos.” O homem nunca foi capaz de conhecer a Deus através dos cinco sentidos do corpo físico. O conhecimento dos sentidos não pode nos dar a razão para a criação, da vida, do movimento, foi incapaz de explicar o óbvio design da Criação. Quando o homem atinge os limites de seu senso do conhecimento dos cinco sentidos, ele vira um filósofo, adivinhador ou um ateu.

O homem natural não pode entender as coisas espirituais. O conhecimento dos sentidos não pode encontrar Deus, nunca poderá conhecê-lo, por isso Deus nos deu um guia para levar a cada homem para um novo tipo de conhecimento, um novo tipo de vida. A bíblia mostra o contraste entre o conhecimento dos sentidos e o conhecimento revelado ou o conhecimento da fé que recebemos através da Palavra de Deus.

O conhecimento dos cinco sentidos está pautado no que o homem é, e pode fazer, e tem feito.

O conhecimento da fé na Palavra de Deus (bíblia), “que vive e permanece para sempre” está pautado no que Deus é, quem somos nEle através do que Jesus fez por nós e não através daquilo que fizemos ou deixamos de fazer.

Termino te deixando um versículo para que você possa conhecer a Deus pelo o que Ele diz:

Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.” Romanos 12:2
Que a Paz que vem do Senhor Jesus possa tomar a mente e sentimento de cada um de vocês que lerem esta mensagem. Paz.

18 Comments

  1. Glória a Deus, que estudo tremendo.
    Eu nunca entendi como tem pessoas que atribuem á Deus a responsabilidades de tudo que acontece em suas vidas. É verdade que Deus esta no controle de tudo, mas nós é que fazemos as escolhas.
    Rm 12.2 – Tem sido o texto áureo.
    Que Deus continue revelando a Sua Palavra, atrvés de seus escolhidos.

  2. Olá.
    Embora tenha sido educada na igreja evangélica desde a minha infáncia, uma reviravolta me fez abandonar uma boa parte da minha fé em Deus. Deixei de frequentar a igreja, e até pensei em largar da mão de Deus de vez. Em meio a dúvida e a dor, pedi para Ele colocar na minha vida um meio para ouvir a Biblia,sem apelação dos sentimentos. Então conheci o TSM. Gostei da forma inteligente como apresentam a mensagens, tem me ajudado muito.
    Que Deus abençoe você e sua familia, e que este ministério possa seguir em frente.

  3. Gostaria de parabeniza-lo pelas belissimas palavras, acredito e concordo com as suas palavras e meu grande sonho e que um dia meu marido possa vir a ler e entender estas palavras pois ele é um ateista destes que voce fala no texto que diz que a biblia é só um livro escrito por homens. Oro para que o espirito santo de Deus possa abrir o coração e a mente dele para a verdade.
    Que seu ministério continue crescendo e sendo uma benção para todos.

  4. Altomir,

    Ao ler esse post, fiquei impactada com as proposições que nele se encontram. Sempre me questionei a respeito de a ideia “não acreditar em Deus” significar “ser ateu”, quando, para mim, isso mais soava como “uma opção para não aceitar o fato de realmente acreditar n’Ele”. De uma forma contundente, mas paradoxalmente delicada e objetiva, foi possível experimentar uma pequena parcela do volume de informações que esse assunto carrega consigo, e de toda a simplicidade intrínseca ao amor de Deus.

    Eu espero, um dia, atingir esse nível de maturidade na fé, visto que frente à Universidade em que estudo (e os temas lá abordados), parece tornar-se cada vez mais difícil permanecer com argumentos inquestionáveis aos olhos de quem não vive a mesma realidade que eu. No calor das emoções, debates e mesas-redondas que constantemente as disciplinas “religiosas” (obrigatórias) suscitam, uma série de novos pensamentos e argumentos emergem da tentativa do coletivo de possuir uma verdade absoluta a respeito da existência de Deus e chegar a um denominador comum, uma conclusão final e derradeira.

    Essa mensagem me motivou a procurar apreender mais sobre o assunto, a fim de que eu tenha domínio, precisão e clareza sobre o tema, aparentemente tão frágil, mas ao fim, tão elucidativo.

    Obrigada pelo empenho do MTS de estar sempre presente em nossas casas, no nosso dia a dia, na rádio ao acordarmos cedo para trabalhar e estudar, ou na TV, para assistirmos no repouso do nosso lar.

    Que Deus abençoe a você e sua família abundantemente. Estou sempre acompanhando vocês.

    facebook.com/aline.rangel.diniz

  5. Prazer,Altomir!
    Apesar de vc não me conhecer, tenho(vc e Rebecca) no coração há mais de dezessete anos, época em que tive a honra de hospedar a Rachel(chá-adhonep)em minha cidade.Deus colocou o Seu amor incondicional,em meu coração por ela e toda a família,tanto q ele permanece.Estive na convenção 2010,desfrutando do seu carinho.Desculpe-me ser tão detalhista,pq fico receosa em saber q vc não me conhece,por isso,estou me identificando.
    Quanto a esta matéria,achei extraordinária!!!Tem que divulgá-la mesmo,e, desmascarar o diabo.Deus seja louvado!Agradeço a atenção! Abraço vcs!

  6. Pensamento,assunto que esteve em oculto no mundo cristão,assunto que sempre me interessei,e fui muito impedida de crscer,assunto que muitas igrejas ainda desconhecem,que o Senhor venha te usar para esclarecer o corpo de Cristo.Esse texto é otimo para minha nora que tem pensamentos que Deus não existe e meu filho criado na igreja quase pastor deixou o pensamento dela predominar e tem estado no momento sem sucessos por um caminho que tomou errado.Peço oração poele Rogerio e Pricsila

  7. Q Palavra TRE-MEN-DA!É muito importante termos conhecimentos Gerais das coisas, para q quando indagados não sejamos pegos de surpresa, e em meio a uma necessidade, ou a uma dúvida de uma pessoa que está indecisa, confusa, diante de tantas informações que nos são imposta de ‘goela a baixo’ .Agradeço por compartilhar o q Senhor tem colocado em seu coração.Paz do Senhor.

  8. SENSACIONAL.
    Cristo é o “EU SOU” por este motivo simples, Ele É.
    Certamente que o TSM explicará de maneira bem didática o que Deus tem para nós.

    Sou grato à Jesus por estar vivo dentro de nós, sejam sempre ovelhas do BOM PASTOR.
    Mais fé, mais comunhão com Cristo e mais vitórias.

    Saudações
    Daniel

  9. É notável o valor que você expressa ao Espírito Santo. Graças a Deus por isso!
    Vejo que você dá total liberdade à Ele e isso é a condição de estarmos livres do inimigo e até de nós mesmos.
    Muito obrigado, por me ajudar a entender muitas coisas na palavra de Deus de maneira clara e objetiva.

  10. gostei muito da materia nos abre um leque de conhecimentos sobre a biblia ; do seu poder e importancia em nossas vidas;assistindo os programas aos sabados pela tv senti uma imensa vontade de contribuir com o movimento e assim o fiz e estou muito feliz,sei que agora tambem faco parte do mundo dos investidores.Que Deus continue te abencoando grandemente.INEIDA CAZAES

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s